DIU de cobre
- Dr. Marcos José Pires
- 29 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Os primeiros DIUs modernos (alça de Lippes e espiral de Margulies) surgiram no princípio dos anos 60 nos USA, com a promessa de uma contracepção reversível, eficaz e de longa duração. Ainda no final dessa década, se agregou cobre ao plástico do DIU, aumentando sua eficácia e diminuindo os efeitos colaterais. Surgiram assim os DIUs Tcu 200, Cu 7 e Multiload Cu 250. A segunda geração de cobre inaugurou-se com a chegada do Tcu 380A e Multiload Cu 375 (mais eficazes e de maior duração).

Mas o que é o DIU de cobre?
O DIU de cobre é um dispositivo feito de plástico envolvido por fio de cobre, pode ter duração de até 12 anos, que é inserido no útero através da vagina e colo uterino. Funciona principalmente alterando a motilidade e diminuindo a viabilidade dos espermatozoides, também dificulta a movimentação do óvulo através da trompa, dificultando a fecundação.
A própria paciente pode checar se o DIU está no lugar através do toque vaginal percebendo o comprimento dos dois fios que ficam presos a ele e se estendem até a vagina.
O principal desafio para o uso do DIU é a dor durante a sua inserção. Para isso, dentre outros, podemos usar métodos analgésicos como o uso da acupuntura ou de sedação anestésica em ambiente hospitalar. A taxa de falha varia entre 0,6% a 0,8% no primeiro ano de uso.
Principais vantagens dos DIUs de cobre • Não contém hormônios – fato desejável em várias situações • Altamente eficazes – mais de 99% • Não interferem com a atividade sexual • Praticidade – não precisa tomar nada e livre de esquecimentos • Longa duração – de cinco a 12 anos • Retorno rápido à fertilidade – quase que imediata • Sem efeitos sistêmicos – ação só intrauterina • Não interferem com a lactação • Altas taxas de continuidade
Principais desvantagens dos DIUs de cobre • Pode aumentar o fluxo menstrual – fato observado principalmente nos três primeiros meses de uso • Podem aumentar as cólicas menstruais – especialmente em mulheres sem filhos
• Podem não estar colocados no lugar certo ou pode ser expulso expontaneamente
• Pode ter um papel na ocorrência de Anemias
• Não aumenta o rico de gravidez ectópica. Entretanto, a gravidez com DIU é mais frequentemente a ectópica se comparada a gravidez sem DIU • Não podem ser utilizados em mulheres com endometriose • Não podem ser utilizadas em mulheres com doença inflamatória pélvica aguda ou crônica • Não podem ser utilizados em portadoras de DST (doenças sexualmente transmissíveis), inclusive AIDS • Não protegem contra DST
Modelos com cobre na atualidade:

ESPECIFICAÇÕES DOS DIUs
T de Cobre 380 A
Marcas: Optima ou Cepeó Pregna ou Andalan Classic
É o DIU de cobre mais utilizado em todo o mundo. Com 10 anos de duração e uma eficácia de mais de 99% (como todos os DIUs) tem um comprimento de 36mm e envergadura de 32mm. É mais indicado para mulheres que já tenham filho. No Brasil temos as marcas Optima, Cepeó Pregna e Andalan Classic.
DIU de cobre com prata
marca: Andalan Silverflex Ag.
Único anticonceptivo intrauterino que combina prata e cobre, tal combinação permite diminuir a fragmentação do cobre, de forma que seu uso se torna ainda mais eficaz.
Foi projetado em formato de “Y” para proporcionar maior conforto na inserção e remoção do produto.
É indicado para histerometria (comprimento interno da cavidade uterina) entre 6 e 9 cm. Tem uma duração de cinco anos e no Brasil só temos a marca Andalan Silverflex Ag.
DIUs com formato de ferradura
Marcas: Ômega 375 ou Optima 375 ou Andalan Comfort 375
Estes modelos se caracterizam pela facilidade de inserção e pelo menor índice de deslocamento. O mercado desse tipo de DIU foi dominado pelo Multiload Cu 375 durante décadas, no entanto, deixou de ser importado há poucos anos.
Em substituição a ele temos disponíveis: Ômega 375, Optima 375 e o Andalan Comfort 375. Eles têm um comprimento de 34mm e envergadura de 17mm. Todos têm uma duração de cinco anos.
Uma característica importante desse modelo de DIU é que existe a opção do tamanho Mini, que é adequado para mulheres que não tem filhos ou com histerometria de cerca de 5mm. Este tamanho tem um comprimento de 28mm e envergadura de 17mm.
DIU Mini T - Dius com formato em ferradura
Marca: DIU Mini T Safe 300
O único modelo disponível é o Safe 300. Tem comprimento de 30mm e envergadura de 23mm. É o que tem o aplicador mais fino e devido a isso e seu tamanho, é muito indicado para ser usado pelas mulheres que não têm filhos. Duração de cinco anos.
Alguma dúvida sobre DIU? Não deixe de procurar um médico especialista.
コメント