top of page

Função da acupuntura em cada trimestre da gravidez

  • Dr. Marcos José Pires
  • 25 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, como também na Medicina Moderna, a mulher tem que se preparar física e emocionalmente para engravidar.


Para que a gravidez dê certo e o feto se desenvolva adequadamente, a mulher tem que trazer um bom Qi (energia) ancestral – herdado dos pais (Yuan Qi – energia Fonte) e conseguir captar e circular o mais harmonicamente o Qi (energia) adquirido dos alimentos e do Qi celestial (respiração – prana).


A orientação básica é preservar o Qi e o Sangue (xue), evitando desgastes com esforços excessivos, ter horas adequadas de sono e evitar o estresse emocional.


No primeiro trimestre ocorre a formação do corpo fetal (organogênese), que é realizada através do Qi oferecido pela mãe, isso pode proporcionar um desgaste físico nesse período.


Essa diminuição do Qi pode provocar desarmonia em alguns meridianos, especificamente num meridiano relacionado com o meridiano do estômago. Essa diminuição de Qi faz com que haja uma inversão na direção do Qi para cima provocando náuseas, vômitos e a sensação de falta de ar.


Nessa fase inicial, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é necessário consolidar o Qi Fetal para que não haja risco de aborto. Isso é definido como "acalmar o Feto" e significa tonificar o Yang do Rim.


O segundo trimestre é a melhor fase da gravidez, onde ocorrem menos transtornos. Os mais freqüentes são alterações articulares e musculares como as lombalgias e síndrome do túnel do carpo. A acupuntura também tem boa resposta nessas patologias. Nesse período o importante é acompanhar o crescimento fetal, sempre mantendo uma boa captação de Qi (energia).


No Terceiro Trimestre o feto já é bem grande e isso provoca obstrução no fluxo do Qi, podendo levar a estagnação essa energia provocando crises hipertensivas ou diabetes gestacional. A função da acupuntura nesse período é manter o fluxo suave do Qi.


É importante reforçar que a acupuntura deve ser realizada um profissional habilitado. No caso do médico, é necessário ter títulos de especialista em acupuntura pelo CFM.


Comentários


Dr. Marcos José Pires - CREMESP 50943

CNPJ:  04.580.415/0001-32 |  Contato: (11) 3663-3559

As informações contidas em nosso site tem caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvidas, o profissional médico deverá ser consultado, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

bottom of page