3 vilões quando o assunto é flora vaginal e gravidez
- Dr. Marcos José Pires
- 28 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

A flora vaginal é constituída por micro-organismos que, ao estarem em perfeito equilíbrio, são responsáveis por manter tanto a vagina como a vulva e até mesmo os órgãos vizinhos (como, por exemplo, a bexiga, o útero e as trompas) livres de diversas disfunções.
E quer saber quais são os 3 principais vilões quando o assunto é a flora vaginal?
A gente conta:
Candida sp, também conhecida como candidíase: é um fungo responsável por gerar coceira, e ardor, além de um corrimento esbranquiçado. Sua proliferação ocorre quando há excesso de umidade ou quando a imunidade está baixa. A candidíase na gravidez não prejudica o bebê, mas se o bebê nascer de parto normal e, nesse dia a mulher estiver com candidíase, o bebê poderá ser contaminado e apresentar candidíase nos seus primeiros dias de vida.
Chlamydia trachomatis, também conhecida como clamídia: é uma bactéria que não apresenta sintomas em cerca de 70% dos casos, mas é bem perigosa, já que causa infertilidade, aborto ou parto prematuro.
Streptococcus B: é uma bactéria alarmante sobretudo para gestantes já que, se não é combatida de forma devida, pode contaminar o bebê durante o parto, podendo provocar sua morte. Por isso, é extremamente importante detectar sua presença em exames no período pré-natal.
Para combater esses vilões e estar em dia com sua saúde íntima, marque consultas frequentes com o seu ginecologista.







Comentários