Estudos sugerem risco de transmissão de coronavírus para o bebês.
- Dr. Marcos José Pires
- 19 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Nas últimas semanas, foram publicados alguns novos estudos nos meios de comunicação que geraram um certo alarde na população: trata-se da possibilidade da mulher passar o novo coronavírus para o bebê durante a gravidez pela placenta ou após o parto pelo leite materno.
Isso vai na contramão de tudo o que sabíamos antes, já que todos os estudos prévios afirmavam que essa possibilidade era praticamente nula, ou seja, ainda não havia sido demonstrado em outros casos.
Por isso, muitas gestantes começaram a me escrever com dúvidas, por isso vamos falar sobre o assunto. Primeiramente, é importante ressaltar que é preciso interpretar os dados.
Porém, o que a gente sabe até agora é que tudo indica que a possibilidade é remota, mas é sim possível de acontecer. Isso muda muita coisa? Não, por enquanto não altera tudo o que temos recomendados às gestantes pelas diretrizes oficiais das grandes sociedades de ginecologia e obstetrícia do mundo, que afirmam que o risco para a grávida é o mesmo para uma mulher não-grávida que tenha a mesma idade.
Assim sendo, é muito provável que no caso dessa possibilidade do vírus passar pro bebê pela placenta, trata-se de uma exceção, assim como é exceção que a gestante ou o bebê apresente um quadro mais grave, felizmente sendo algo raro de ocorrer.
Em caso de novas atualizações, contaremos para você aqui e em nossas redes sociais, então continue nos acompanhando!







Comentários