Meditação: técnica mente-corpo para manter a saúde holística e bem-estar.
- Dr. Marcos José Pires
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Há muito se sabe que a meditação pode ser um importante elemento de ajuda para manter um estado de equilíbrio e saúde. Assunto de pesquisas científicas a meditação tem despertado o interesse de profissionais da área da saúde.

Em 1970 foi apresentada a primeira pesquisa científica com controle adequado dos seus efeitos fisiológicos, na forma da tese de doutorado de Wallace, na Universidade da Califórnia, intitulada “Os Efeitos Fisiológicos da Meditação Transcendental: Uma Proposição do Quarto Maior Estado de Consciência”.
Ele propõe que a meditação seria um estado diferenciado de consciência e que seria responsável por uma série de alterações metabólicas como redução do consumo de oxigênio e dos batimentos cardíacos, aumento da resistência galvânica da pele e aumento da intensidade de ondas alfa lentas e ocasional atividade de ondas teta.
A meditação já é oferecida para pacientes como terapia complementar em vários hospitais e até mesmo na rede pública municipal da cidade de São Paulo como, por exemplo, no Hospital do Servidor Público Municipal aberto ao publico em geral. A meditação começa a ser amplamente aceita como uma técnica mente-corpo para manter a saúde holística e bem-estar.
Na medicina, a meditação tem provado ser uma terapia adjuvante segura e eficaz para o tratamento de uma variedade de condições como hipertensão arterial, dependência de drogas ilícitas, arritmia cardíaca, ansiedade, dor crônica, possível efeito antioxidante, melhora da cognição, síndrome pré-menstrual, possível efeito na redução de ansiedade em gestantes e nos efeitos psicológicos das doenças.
Cabe ressaltar que a meditação não é uma prática religiosa, passou a ser bem conhecida com associação as práticas de Yoga, mas pode estar associada a outras condições como cabala judaica, meditação cristã, meditação transcendental ou budismo tibetano.
A meditação, quando o enfoque é o tratamento de alguma doença, é uma prática complementar ao tratamento convencional de referência e tem que ser orientada por um profissional habilitado.
Marcos José Pires
Referências:
Artigo da revista Time escrito pela jornalista Kate Pickert em 03/02/2014
Livro Meditação e Medicina escrito pelo Dr. Roberto Cardoso
Artigo: Pratica da Meditação ligada a Saúde escrito pela Dra. Elisa Kogage
SPM-BE | Centro Mindfulness – Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar - Meditação: Mecanismos de ação
Comments